De outro modo

"... teremos que aprender a viver de outro modo, a pensar de outro modo, a falar de outro modo, a ensinar de outro modo." Jorge Larrosa

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

RELAÇÃO ENTRE MÍDIA E CULTURA

Caros visitantes,
Para começar minhas postagens, estou colocando aqui, um dos textos que escrevi na minha "Especialização em Tecnologias em Educação" numa atividade da disciplina: Mídia, cultura e sociedade. Isso com a orientãção do meu mediador, o prof. Carlos Eduardo do Amaral Nunes.


COMO MÍDIA E CULTURA SE RELACIONAM EM UMA SOCIEDADE COMO A NOSSA?


Na sociedade midiática, na qual vivemos, podemos observar que o uso das tecnologias e da mídia tem sido fundamental para a significação e difusão da cultura, compreendida como um sistema de crenças, valores, saberes, tradições, manifestações, práticas sociais, atividades artísticas, modos de relação, formas de organização e de atuação que integra a produção, circulação e apropriação de significados, em nosso país.

A tecnologia reestruturou relações sociais e de trabalho e acelerou a disseminação da cultura e da informação veiculada através da mídia. O desenvolvimento e a expansão das TICs têm papel preponderante na reestruturação da identidade contemporânea, modificando pensamentos e comportamentos (LÉVY, 1999). A cultura da mídia é predominante atualmente e suas imagens são importantes tanto pela maneira como são construídas como pelos significados e valores que transmitem e que são incorporados (COPETTI, 2008).

Tentando responder ao questionamento acima, levantamos a seguinte hipótese: Podemos dizer que a relação entre a mídia e a cultura em uma sociedade como a nossa, está no fazer diário do ser humano, ao buscar construir ou refazer sua própria práxis, ou seja, quando o ser humano busca viver e – para isso – tenta construir alternativas viáveis para sua manutenção ou para a sua perpetuação. Dessa forma, ele vem criando elementos que propiciam a difusão (como dispositivos de armazenamento e propagação) que podem acumular e disseminar o saber original e originado para que outras gerações também possam a vir desfrutar deste conhecimento que está sendo produzido e/ou conservado. Entendemos que esta relação é imprescindível, pois em algum momento o ser humano precisa registrar aquilo que já fez e aquilo que pretende fazer. Desse modo, vemos claramente a necessidade da mídia na produção e armazenamento da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário